Hemangioma Infantil

Saiba mais sobre Hemangioma Infantil

A

O que é o hemangioma infantil?

É um tumor vascular benigno formado por células que normalmente formam vasos sanguíneos. Pode ser superficial, na pele, profundo ou misto. Geralmente uma primeira marca surge logo após ou nas primeiras semanas e manifesta-se normalmente até a oitava semana de vida. Atinge cerca de 5% dos nascidos vivos, sendo em 20% de forma mais grave. É mais frequente em meninas e prematuros, e por esta última razão associada a crianças que nasceram com baixo peso.
A

Como o tumor evolui?

Na fase inicial chamada proliferativa, o tumor cresce rapidamente e pode alcançar dimensões consideráveis até os 12 meses de idade ou, mais raramente, até o segundo ano de vida. Depois, ocorre uma regressão espontânea que, em cerca de 70% das lesões, se completa até os sete anos de idade.
A

Quando é indicado o tratamento?

A maioria dos hemangiomas infantis regride espontaneamente sem complicações, devendo, no entanto, ter acompanhamento médico. Aproximadamente 20% dos casos precisam de tratamento, sempre que apresentarem lesões maiores, que apresentam ferimentos espontâneos, infecção, sangramento ou quando a localização ou o tamanho trazem riscos de deformidades ou de obstrução principalmente visual e respiratória.
A

E como é o tratamento?

Quando indicado, o tratamento é realizado com medicamentos, por cirurgias ou ambos.

O tratamento clínico é feito com betabloqueadores, com excelente taxa de eficácia e efeitos adversos menos frequentes e graves.

Além disso, o seu uso pode evitar uma cirurgia, reduzir seu porte ou permitir o seu adiamento.

Corticoides ou outras medicações podem ser utilizadas quando não há resposta ou contraindicações ao uso dos betabloqueadores.

O tratamento cirúrgico é indicado em situações emergenciais, quando há potencial risco de comprometimento funcional ou deformidade, bem como em lesões de fácil remoção e nas lesões residuais remanescentes após o período de regressão espontânea.

WhatsApp Agende Sua Consulta