HEMANGIOMAS INFANTIS

Tudo que você precisa saber sobre hemangiomas infantis.

o QUE É?

O hemangioma infantil é um tumor vascular benigno composto por células que normalmente formam vasos sanguíneos. Ele pode ser superficial, localizado na pele, profundo ou misto. Geralmente, a primeira marca aparece logo após o nascimento ou nas primeiras semanas de vida e se manifesta até a oitava semana. Afeta cerca de 5% dos recém-nascidos, sendo mais grave em 20% dos casos, especialmente em meninas e prematuros, que nasceram com baixo peso.

COMO EVOLUI?

Na fase inicial, chamada proliferativa, o hemangioma infantil cresce rapidamente e pode atingir grandes dimensões até os 12 meses ou, em casos raros, até o segundo ano de vida. Em seguida, na grande maioria das vezes, ocorre uma regressão espontânea, que se completa em cerca de 70% dos casos até os sete anos de idade.

Dr. Dov Goldenberg

quando tratar?

A maioria dos hemangiomas infantis regredirá espontaneamente, mas é essencial acompanhamento médico. Aproximadamente 20% dos casos necessitam de tratamento se houver lesões maiores, ferimentos espontâneos, infecções, sangramentos ou riscos de deformidades, obstruções visuais ou respiratórias.

Como é o tratamento?

O tratamento do hemangioma infantil pode ser clínico, cirúrgico ou uma combinação de ambos. 

  • Tratamento Clínico: Utiliza betabloqueadores, que têm alta eficácia e menos efeitos adversos graves. Esse tratamento pode evitar ou reduzir a necessidade de cirurgia.
  • Outras Medicações: Corticóides ou outros medicamentos podem ser usados se os betabloqueadores não forem eficazes ou apropriados.
  • Tratamento Cirúrgico: É recomendado em situações emergenciais, quando há risco de comprometimento funcional ou deformidades, e para lesões residuais após a regressão espontânea.