Nevus Congênito
Saiba mais sobre Nevus Congênito
O nevus congênito é uma entidade rara, que acomete cerca de 1 em cada 20 mil nascidos vivos.
O diagnóstico é baseado na presença de lesões pigmentadas na pele, presentes desde o nascimento. Denominamos de nevus gigante congênito as lesões que comprometem grandes extensões corporais (acima de 20cm2 ou quando afetam um membro ou território corporal).
Por sua grande dimensão causam significativo comprometimento estético e podem levar a consequências psicológicas significantes.
Além disso, e mais importante, pacientes que são diagnosticados com nevus gigante congênito têm maior risco de desenvolvimento de câncer de pele nas áreas comprometidas. O melanoma maligno pode ser originário destas áreas e por este motivo sua ocorrência é mais frequente nestes pacientes. Este é um dos principais motivos de tratamento durante a infância.
O Melanoma maligno em pacientes jovens, principalmente crianças, é bastante raro. No entanto, se o paciente tem um nevus congênito este risco aumenta. O risco exato não é plenamente conhecido, mas existem estudos mostrando uma frequência nitidamente aumentada em relação a pacientes sem nevus congênito. Por ser um problema raro, números são mais difíceis de se estabelecer e há necessidade de avaliação individualizada.
- Toda criança com nevus congênito necessita de avaliação especializada por dermatologista e cirurgião plástico com experiência em doenças pediátricas.
- O dermatologista é muito importante na avaliação das lesões e seu acompanhamento, em conjunto ao cirurgião.
- O tratamento do nevus congênito é cirúrgico. A sua retirada pode ser realizada de várias maneiras, dependendo de suas dimensões e localização.
- A retirada pode ser feita de maneira a remover a lesão e reconstruir o defeito por simples aproximação da pele, utilizando-se de enxertos de pele ou chamados retalhos cutâneos. Em muitos casos utilizamos técnica que utiliza expansão de tecidos.
- O tratamento pode ser realizado em uma única etapa ou requerer mais de uma cirurgia para atingir o resultado planejado. Isto ocorre quando o nevus é retirado parcialmente e em várias etapas ou quando se utilizam expansores de tecido.
A Equipe do Dr. Dov Goldenberg está capacitada para realizar todos os tipos de tratamento disponíveis.
Veja a entrevista recente do Dr. Goldenberg sobre o tema no programa Bem Estar da Rede Globo. Clique aqui e assista.